Substância dos brócolis pode ajudar no tratamento de diabetes 2

post_substancia-dos-brocolis

Substância dos brócolis pode ajudar no tratamento de diabetes 2

0 Comentários
|

Você sempre ouviu dizer que vegetais fazem bem à saúde, certo? Um estudo recente publicado na Science Translation Medicine expôs um benefício do grupo dos crucíferos que vai além do alto teor em fibras, minerais (cálcio, magnésio, fósforo, selênio) e vitaminas (E, K e C), já conhecidos por nós: o poder de auxiliar no tratamento de diabetes.

O cprotagonista da pesquisa foi o sulforafano, composto natural encontrado nos brócolis e em outros vegetais da mesma família, como a couve-flor e o repolho. Os autores mostraram que a substância inibe a produção de glicose nas células e melhorou a tolerância à glicose em roedores em dietas com alto teor de gordura ou frutose.

Além disso, o sulforafano encontrado no extrato de broto de brócolis (100 vezes mais concentrado do que no alimento e ingerido em formato de cápsula pelos participantes do estudo) resultou em melhora da glicemia de jejum em humanos com obesidade e diabetes tipo 2.

Veja também: Comer menos carne pode ajudar a prevenir o diabetes

Segundo declaração de Anders Rosengren, professor da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e um dos cientistas envolvidos no estudo, ao site Live Science, a próxima fase provavelmente será a investigação dos efeitos do sulforafano em pessoas com pré-diabetes, para compreender se é possível melhorar o controle de glicose antes do desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Fonte: Boa Forma