Salteado de Carne e Vegetais na Panela de Ferro Tipo Wok

Salteado-de-Carne-e-Vegetais-na-Panela-de-Ferro-Tipo-Wok_post

Salteado de Carne e Vegetais na Panela de Ferro Tipo Wok

Precisa explicar o tanto que faz bem para a saúde cozinhar com panela de ferro? Para quem sofria de anemia, é um santo remédio! Se você quer ler mais sobre o assunto, aqui está uma reportagem da Folha.

Aqui em casa tenho duas panelas de ferro, sendo que a maior e a que eu uso mais é uma Wok, uma panela de ferro Chinesa usada em receitas de “salteados” ou refogados de vegetais.

Eu adoro minha Wok porque faço algum tipo de salteado pelo menos 2 vezes na semana, geralmente no jantar quando chego em casa cansada do trabalho e estou sem paciência para cozinhar algo complicado.

Essa é minha primeira receita de salteado no blog mas pretendo postar outras, usando camarão, carne de porco, frango e outros temperos como o vinagre balsâmico ou ervas finas, por exemplo.

Nessa receita meu tempero principal foi a pimenta fresca.

O salteado é simplesmente um refogado de vegetais com algum tipo de carne, frango ou fruto do mar. Como os ingredientes variam, eu repito poucas receitas, sempre inventando algo novo.

O importante  é que nunca uso molho de soja (não uso grãos nem derivados nem produtos com gluten) e sempre uso manteiga, azeite ou banha de porco. O tipo de carne varia, os vegetais também.

Aqui estou postando minha receita mais frequente, com fotos do passo-a-passo porque salteado tem seus truques. Se você não tem Wok, pode usar uma frigideira, mas recomendo que considere comprar uma panela de ferro quando puder.

Vamos lá!

Salteado de Carne e Vegetais na Panela de Ferro Tipo Wok

tempo de preparo: 20 mins (Serve 4 pessoas)

Modo de Fazer:

Primeiro passo:

Escolha ingredientes saudáveis e frescos. Aqui estou usando alho, limão, cebolinha, pimentão, abobrinha, brócolis, batata doce (tá escondida atrás do brócolis!), couve flor, couve crespa, cebola, repolho roxo, carne fatiada, pimenta verde fresca (bem picante!) e vagem fresca.

Quem segue a dieta paleo pode não gostar de usar vagem e torcer o nariz para esse tipo de leguminosa, mas esse tipo de vagem que estou usando não é tóxica e pode-se inclusive comer crua.

Segundo passo:

Pique bem o alho, cebola, pimentão vermelho e pimenta verde fresca. Como gosto de salteado picante eu botei bastante pimenta!

Terceiro passo:

Use 2 colheres de sopa de manteiga de boa qualidade e frite os ingredientes picados:

Quarto Passo:

Corte a batata doce em cubinhos, refogue um pouco, corte a carne em fatias, tempere com sal,   limão e pimenta do reino. Usei a batata doce primeiro porque ela demora para cozinhar bem mais que os outros vegetais e precisa de água. Como a carne vai soltar água durante este processo ela dá um gosto especial na batata.

Deixe refogar bem:

Enquanto a carne está refogando, vá cortando os outros vegetais no tamanho de sua preferência. Note que aqui estou usando os vegetais que precisam cozinhar um pouco como o chuchu, a abobrinha e a cebola.

Quinto passo:

Junte os vegetais na panela e deixe refogar enquanto você corta os últimos vegetais, aqueles que precisam cozinhar pouco ou quase nada e que podem ser servidos crus. Adicione mais manteiga se começar a grudar no fundo da panela.

Por último vou adicionar vegetais que podem ser servidos crus. No caso escolhi o pimentão vermelho porque acho a cor bonita e o repolho roxo pela mesma razão. Comida colorida é  mais gostosa!

 

Bom apetite!