A lipólise consiste na obtenção de energia a partir dos triglicerídeos do nosso organismo por meio da oxidação dos ácidos graxos (nessa oxidação ocorre a liberação da energia armazenada pelos triglicerídeos para a utilização no nosso organismo nas diversas atividades que realizamos durante o dia). Resumindo, lipólise é a queima de gordura.
A lipólise é que provoca o emagrecimento, pois se utiliza dos nossos estoques de gordura armazenados no corpo. A principal forma de provocar a lipólise é praticando exercícios físicos, tendo uma alimentação com comida de verdade, regularizando o seu segundo celebro, os intestinos.
Quando pacientes emplacam no peso é necessário fazer um DETOX para que seu organismo entre em lipólise e para espanto de todos retirando a manteiga, há uma maior necessidade de obtenção de energia em razão do gasto intenso de energia durante a prática das atividades rotineiras e físicas.
Só uma nutricionista pode ter condições de realizar mecanismo sem colocar o paciente em risco.
Lipogênese
Quando ingerimos carboidratos, estes são transformados em glicose, e esta, entra na corrente sanguínea.
Quando a concentração de glicose depositada no sangue ultrapassa o seu limite máximo, seu excesso é removido pelo fígado, e este, o armazena em seu interior sob a forma de glicogênio.
Diante disso, é correto afirmar que ao ingerirmos glicose, conseqüentemente aumentaremos a concentração de glicogênio dentro do fígado.
Por sua vez, quando em excesso, o glicogênio é quebrado pelo fígado tendo seu excedente eliminado no sangue e, conseqüentemente, a concentração de ácidos graxos na corrente sanguínea será aumentada.
O excesso de ácidos graxos no sangue é removido pela pele, e esta, o armazenará dentro de células conhecidas como adipócitos (células armazenadoras de gordura). Este armazenamento ocorrerá sob a forma de gordura.
Lipólise
A lipólise é exatamente o processo contrário da lipogênese. Quando o sangue está com concentração de glicose abaixo do normal, ele recebe glicose do fígado resultante da quebra do glicogênio.
O fígado, por sua vez, para manter seu nível de glicogênio estável, retira ácidos graxos do sangue, transformando-os em glicogênio.
Quando o sangue, que teve os ácidos graxos removidos pelo fígado, chega até a pele, esta, quebra a gordura armazenada em seus adipócitos e a introduz no sangue sob a forma de ácidos graxos.
Os fatores que influenciam a lipólise e a lipogênese são: ingestão calórica, gasto energético, hormonal, psicológicos, sócio-familiares e hereditário.
Curiosidade:
Pessoas portadoras de hipoglicemia não conseguem fazer a lipólise, pois este é um distúrbio que a inibe.
Obrigda Lia
Gostei.
Andre os carboidratos complexos ( batata doce, inhame e macaxeira) devem ser comidos moderadamente e sempre acompanhados de proteína e fibras.
Não nos alimentamos de grãos( arroz, feijão, milho, amendoim, lentinha, aveia,etc… ).
leia a lista de alimentos permitidos e não permitidos.
Obrigada
Lili
Se o glúten dificulta a lipólise, então o consumo moderado de batata doce, tapioca, fubá, amaranto, quinoa, arroz integral … (carboidratos que não tem glúten) não dificultam a lipólise?
André boa noite
Sim, ao tirar o glúten vc perde a gordura abdominal e se fizer a Dieta Paleo restaura todo o seu metabolismo.
Faça essa reeducação alimentar e veja os bons resultados.
Bjs
Lili
É verdade que o consumo de glúten dificulta a lipólise?
Heloisa
Não somos médicos mas a hipoglicemia não é uma doença em si, mas um indicador de que pode haver algum problema de saúde mais grave.
Busque um médico faça seus exames, essa dieta é fantástica para se ter boa saúde e disposição.
Bjs
Lili
E no caso de quem tem hipoglicemia, o que fazer para emagrecer??