O que é o Whole30®?

Whole30-image

O que é o Whole30®?

5 outubro, 2015
|
191 Comentários
|

O programa Whole30 foi criado em 2009 por Dallas e Melissa Hartwig, que fundaram a empresa Whole9 no mesmo ano. Desde então, a comunidade Whole9 cresceu e se multiplicou. Juntos, os sites do Whole9 e o Whole30 recebem mais de 1 milhão de visitas por mês, com leitores vindos de mais de 100 países.

O Whole30 é um desafio criado  para ajudá-lo a desintoxicar o corpo e descobrir quais alimentos seu corpo tem sensibilidade e a entrar no mundo paleo e keto (LCHF).

Veja abaixo a tradução dos textos:
(Tradução de Simone Moliterno e Edição de Carol Bentz)

http://whole30.com/downloads/official-whole30-program-rules.pdf

whole30.com/downloads/whole30-shopping-list.pdf

http://whole30.com/pdf-downloads/

Determinados grupos de alimentos (como açúcar, grãos, laticínios e legumes) podem ter um impacto negativo na sua saúde e desempenho físico, mesmo sem você perceber.

Os seus níveis de energia são inconsistentes ou inexistentes?

Você tem dores que não podem ser explicadas por excesso de uso ou lesão?

Você está tendo dificuldade em PERDER PESO, não importa o quanto você se esforçe?

Você tem algum tipo de doença (como problemas de pele, doenças digestivas, alergias sazonais ou problemas de fertilidade) que a medicação não tem ajudado?

Estes sintomas podem estar diretamente relacionados com os alimentos que você consome – mesmo os produtos chamados “saudáveis”.

Como  você pode saber se (e como) estes alimentos estão afetando o seu corpo?

O único jeito é tirá-los completamente de sua DIETA.

Cortar todos os produtos que são insalubres – física e psicologicamente, cortar produtos que causam o desequilíbrio hormonal, a desregulaçaõ do intestino, e todos os grupos de alimentos considerados inflamatórios por um período total de 30 dias.

Deixe seu corpo se curar e se recuperar de quaisquer efeitos negativos que esses alimentos podem estar lhe causando.

Aperte o botão “reset” no o seu metabolismo, livre-se da inflamação sistêmica, e dos efeitos negativos de algumas escolhas alimentares que você está fazendo. Saiba de uma vez por todas como os alimentos que você está comendo podem realmente afetar o seu dia-a-dia e sua saúde a longo prazo.

Descobrir como a alimentação afeta o seu corpo vai mudar sua vida.

Os próximos 30 dias vão mudar sua vida.

O Whole30 vai mudar a sua maneira de pensar sobre comida, ele vai mudar seu paladar, ele vai mudar seus hábitos e seus desejos. O Whole30 vai, possivelmente, mudar a relação emocional que você tem com a comida, e com o seu corpo.

Ele tem o potencial de mudar a sua maneira de comer para o resto de sua vida. Sabemos disso porque nós o fizemos, e dezenas de milhares de pessoas têm feito isso desde então, e o Whole30 mudou nossas vidas  de uma forma muito permanente.

As regras do programa Whole30:

Sim: Coma comida de verdade.

Comer carne, frutos do mar, ovos, “toneladas” de verduras e vegetais (menos grãos e legumes), algumas frutas, e muitas gorduras boas vindas de frutas, óleos naturais, nozes e sementes. Coma alimentos com poucos ingredientes, todos os ingredientes pronunciáveis, ou melhor ainda, sem ingredientes listados em tudo, porque eles são totalmente naturais e não processados. Não se preocupe … estas orientações estão descritas na extensa lista de compras (abaixo).

Evite por 30 dias:

Mais importante ainda, aqui está o que não comer durante a duração do seu programa Whole30. Omitir todos esses alimentos e bebidas vai ajudá-lo a recuperar o seu metabolismo saudável, reduzir a inflamação sistêmica, e ajudá-lo a descobrir como estes alimentos são realmente afetando sua saúde, desempenho físico e qualidade de vida.

1 –Não consumir açúcar adicionado de qualquer espécie, real ou artificial. Nada de xarope de bordo, mel, néctar de agave, Splenda, Equal, Nutrasweet, xilitol, stevia, etc.  Leia os rótulos porque a indústria alimentícia gosta de “esconder” açúcar em produtos de maneira que você pode não reconhecê-lo.

2 –Não consumir álcool, de qualquer forma, nem mesmo para cozinhar. (E produtos do tabaco, de qualquer tipo, também.)

3 – Não comer grãos. Isto inclui (mas não está limitado a) trigo, centeio, cevada, aveia, milho, arroz, milho, grãos torrados, sorgo, amaranto, grãos germinados e todos esses pseudo-grãos sem glúten como quinoa. Sim, nós dissemos milho … para efeitos deste programa, o milho é um grão! Isto também inclui todas as maneiras que agregam trigo, milho e arroz em nossos alimentos, na forma de farelo, germe, amido e assim por diante. Mais uma vez, leia os rótulos.

4 -Não comer legumes. Isso inclui feijão de todos os tipos (preto, vermelho, pinto, marinho, branco, Lima, fava, etc), ervilha, grão de bico, lentilhas e amendoins. Nada manteiga ou pasta de amendoim, qualquer que seja a marca. Isto também inclui todas as formas de soja – molho de soja, missô, tofu, tempeh, edamame, e todos os produtos com lecitina de soja no rótulo. Dica: comida de verdade não tem rótulo!

5 – Não comer laticínios. Isto inclui leite de vaca, de cabra ou produtos lácteos de ovelha, como creme de leite, queijo (duro ou mole), kefir, iogurte (mesmo grego), e creme de leite … com exceção da manteiga ou ghee.

6 – Não consumir carragena, MSG ou sulfitos. Se estes ingredientes aparecer em qualquer forma na etiqueta de sua comida processada ou bebida, estão excluídos do Whole30.

(NOTA DO CAFÉ COM MANTEIGA: Alguns tipos de vinagre contém sulfitos e podem causar reações alérgicas.)

7 – Evitar batatas brancas.

8 – Além disso, nenhuma sobremesa ou comida comprada em restaurante “fast food” (McDonalds ou Subway) , faça boas escolhas!

Não tente recriar receitas de comida processada ou guloseimas * com os ingredientes aprovados  para dar continuidade a seus  velhos hábitos. Alimentos adaptados com ingredientes Whole30 estão fora. Lembre-se, estes são os mesmos alimentos que lhe causam  problemas de saúde. Uma panqueca é  uma panqueca que é uma panqueca, independentemente dos ingredientes.

Uma regra última e definitiva: . Você não tem permissão para subir na balança ou tomar quaisquer medidas do corpo durante o programa.

O Whole30 é muito mais do que apenas a PERDA DE PESO. Se você se concentrar apenas na sua composição corporal  você vai perder os benefícios mais dramáticos ao longo da vida que esse plano tem para oferecer.

Então, não pesando-se, analisando a gordura corporal ou tomar medidas comparativas durante a sua Whole30 você vai ver os benefícios como um todo. (Nós encorajamos você a pesar-se antes e depois, no entanto, assim que você pode ver um dos resultados mais tangíveis de seus esforços quando o programa acabar.)

* Também estão fora: panquecas, pão, tortilhas, biscoitos, muffins, cookies, massa de pizza, waffles, cereais, batatas fritas, e todas as receitas onde os ovos e leite de coco são combinados com a intenção de criar uma mistura cremosa que ou qualquer mistura que torne seu café preto em café doce.(Café com manteiga de garrafa pode!)

No entanto, esta lista não se limita a esses itens, podem haver outros alimentos que você encontra que não são psicologicamente saudáveis para o seu Whole30. Use o bom senso com os alimentos que não estão nesta lista, mas que você suspeita que não estão ajudando você a mudar seus hábitos ou quebrar sua fissura por doces.

Whole30: O Começo

Estes alimentos são exceções à regra, e são permitidos durante a sua Whole30:

Manteiga clarificada (manteiga de garrafa) ou ghee:  é a única fonte de laticínios permitida durante a sua Whole30. Manteiga tradicional não é permitida. As proteínas do leite encontradas na manteiga não clarificada podem impactar os resultados de seu programa

Vinagre: a maioria das formas de vinagre, incluindo o branco, balsâmico, cidra de maçã, vinho tinto e arroz, são permitidos durante o seu programa Whole30. As únicas exceções são os vinagres com adição de açúcar ou vinagre de malte, que geralmente contém glúten.

(NOTA DO CAFÉ COM MANTEIGA: Cuidado com os vinagres que contém sulfitos. Leia o rótulo.)

Sal: você sabia que todo sal de cozinha iodado contém açúcar? Açúcar (frequentemente na  forma de dextrose – mais um nome para o açúcar) é quimicamente essencial para se manter o iodeto de potássio durante o processo. Porque todos os restaurantes e alimentos pré-embalados contêm sal, estamos fazendo do sal uma exceção a nossa regra “sem adição de açúcar”.

Siga Whole30 por Trinta Dias

Seu único trabalho durante o Whole30 é concentrar-se em fazer boas escolhas alimentares. Você não precisa se pesar ou se medir, você não precisa contar calorias, você não precisa se estressar para saber se a carne é orgânica ou se os animais foram alimentados com capim. Basta descobrir como manter o Whole30 em qualquer ambiente, em cada circunstância especial, sob qualquer quantidade de stress … por 30 dias seguidos.

Seu único trabalho? Coma bons alimentos.

A única maneira que isso vai funcionar é se você lhe seguir o programa por 30 dias: sem mentiras, sem “jacadas”, sem deslizamentos, ou “ocasiões especiais”.

Você precisa de uma pequena quantidade de qualquer destes alimentos inflamatórios para quebrar o ciclo de cura e um pedaço de pizza, um respingo de leite no seu café, dentro do período de 30 dias basta para que você tenha quebrado o botão de “reset”, exigindo que você comece tudo de novo no dia 1.

Você deve se comprometer com o programa completo, exatamente como está escrito.

São apenas 30 dias!

Em conclusão …

Nós queremos que você participe. Queremos que você leve isso a sério e veja resultados surpreendentes em áreas inesperadas. Mesmo que você não acredite que isso vai realmente mudar a sua vida, se você está disposto a dar-se 30 dias curtos, basta começar. É tão importante. Acreditamos profundamente no programa. Ele mudou as nossas vidas, e nós queremos que ele mude a sua também.

Bem-vindo ao Whole30!”

TEXTO ACIMA CRIADO PELA EQUIPE WHOLE30 E TRADUZIDO PELO CAFÉ COM MANTEIGA.

WHOLE30 Lista de Compras:

(texto traduzido da lista de compras do site Whole30)

O QUE COMER – PRESTAR ATENÇÃO NOS ITENS COM MODERAÇÃO

 PROTEÍNAS: 

* *Frutos do Mar* – Peixes, crustáceos e moluscos

* *Carnes vermelhas – *Boi, Cordeiro, Carneiro, etc.

* *Carnes brancas – *Frango, Coelho, Pato e Porco

* *Ovos* – Galinha, Pata, Etc.

* *Carnes processadas:* Bacon, Salsichas e Frios artesanais (não industrializados).

VEGETAIS: 

* Abóbora

* Abobrinha

* Acelga

* Agrião

* Alcachofra – com moderação

* Alface

* Alho

* Alho Poró

* Aspargos

* Batata Doce

* Berinjela – com moderação

* Beterraba

* Brócolis 

* Brócolis Ninja

* Brotos -com moderação

* cará

* Cebola

* Cenouras

* Cogumelos- com moderação

* Couve

* Couve de Bruxelas

* Couve flor

* Erva doce

* Ervilha Torta – com moderação

* Espinafre

* inhame

* Mandioquinha – com moderação

* Pepino 

* Pimentão

* Quiabo – com moderação

* Rabanete – com moderação

* Repolho

* Rúcula

* Salsão ou Aipo – com moderação

* Tomate

* Vagem – com moderação

FRUTAS:

* Abacaxi – com moderação

* Ameixa

* Amora

* Banana – com moderação

* Cereja

* Damasco

* Grapefruit

* Figo – com moderação

* Framboesa

* Frutas Exóticas – com moderação

* Kiwi

* Laranja – com moderação

* Limão – com moderação

* Maçã – com moderação

* Mamão – com moderação

* Manga – com moderação

* Melão

* Melancia – com moderação

* Mirtilo

* Morango

* Nectarina – com moderação

* Pêssego – com moderação

* Pera – com moderação

* Romã – com moderação

* Tangerina – com moderação

* Uva – com moderação

* Limitar as frutas secas

GORDURAS:

 Para cozinhar:

* Azeite de Oliva Extra virgem

* Ghee (manteiga de garrafa)

* Gordura Animal

* Manteiga Clarificada

* Óleo de Coco

Para consumo:

* Abacate

* Avelãs

* Azeitonas

* Castanha de Caju

* Coco

* Leite de Coco

* Macadâmia

* Óleo de coco

Ocasionalmente:

* Amêndoas

* Castanhas do Pará

* Pecãs

* Pistache

Limitar:

* Gergelim

* Linhaça

* Nozes

* Pinholes

* Sementes de abóboras

* Sementes de Girassol

OBS: O PROGRAMA ATUAL INCLUIU A BATATA, PORÉM TEM UMA RESSALVA..QUEM TEM DIABETES, SÍNDROME METABÓLICA E DEMAIS PROBLEMAS COM PESO, DEVEM  EVITA-LAS. ACHEI MELHOR NÃO INCLUIR NA LISTA. AS DEMAIS BATATAS (BATATA DOCE, POR EXEMPLO) PODEM SER CONSUMIDAS MAS COM MODERAÇÃO.

O MESMO VALE PRA MANDIOCA. ANTES ELA NÃO ESTAVA INCLUÍDA POR ESTAR RELACIONADA A PROBLEMAS ALÉRGICOS ENTÃO CONSUMIR TAMBÉM COM MODERAÇÃO. ISSO INCLUI TODOS OS DERIVADOS DA MANDIOCA, ELES NÃO ESTÃO NA LISTA, ENTÃO NÃO INCLUIR.”

Nota do Café com Manteiga:

O programa Whole30 é um programa maravilhoso. Ideal para se investigar o corpo, descobrir alergias, desintoxicar, perder o vício e a compulsão por açúcar, criar novos hábitos e aprender a amar e respeitar o corpo.

Muita gente faz Whole30 e descobre que tem alergias que não sabia que tinha. Tinha dor de cabeça e não sabia o que causava.
A restrição a lactose é interessante… Você mesmo que não saiba pode ter intolerância porque ela se manifesta em sintomas muitas vezes não relacionados com mal estar ou cólicas.

Quando você termina o Whole30 e começa a dieta Paleo (comer limpo) e Keto/LCHF (baixos carboidratos) a medida que você vai reintroduzindo outros alimentos que são permitidos na Paleo e Keto mas não são permitidos durante os 30 dias de Whole30 você descobre suas alergias.
Whole30 é gostoso de fazer em grupo. Existem muitos grupos de pessoas se organizando online para fazer Whole30 juntos. No twitter e no Instagram use #Whole30Brasil e no Facebook procure as pessoas nos grupos Paleo abaixo que estão fazendo Whole30.

https://www.facebook.com/groups/paleoestilodevida/

https://www.facebook.com/groups/dietapaleoliticalowcarbfase2/

Um abraço a todos!