Espinafre: aprenda o melhor preparo para obter todos os benefícios

post_espinafre

Espinafre: aprenda o melhor preparo para obter todos os benefícios

0 Comentários
|

Quem não se lembra do marinheiro Popeye ingerindo espinafre para ficar forte e poder enfrentar o vilão Brutus e salvar sua namorada, Olivia Palito. Apesar de ser apenas um desenho animado, o alimento é considerado pelos especialistas como um grande aliado da saúde por seus muitos benefícios nutricionais.

As folhas verdes bem escuras são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina A, ferro, cálcio, magnésio e fósforo. Para tirar o maior proveito dessa hortaliça, é preciso ter alguns cuidados no preparo.

No mercado

Ao escolher seu espinafre, dê preferência às hortaliças com folhas inteiras, sem machucados e que estejam firmes, evitando os que estejam murchos, amarelados e com pontos pretos. Ao chegar em casa, lave e coloque diretamente na geladeira, para que as folhas não estraguem.

Como consumir

Deve-se evitar ingerir os espinafres crus, mas para que não se perca os nutrientes, as folhas não devem ser cozidas por muito tempo. O cozimento deve ser feito com a panela tampada, por apenas alguns minutos, até que as folhas murchem e fiquem macias. No geral, a água que fica nas folhas após a lavagem é suficiente para a cocção mas, caso necessário, pode-se acrescentar um pouco mais. Quando o espinafre está cozido demais, as folhas tendem a perder a cor verde e ficam amareladas.

Outra forma de cozê-lo é no vapor, o que ajuda a preservar os nutrientes. Antes de usar o espinafre nas receitas, as folhas devem ser espremidas para retirar o excesso de água. Para congelar, basta passar o espinafre por água fervente por alguns segundos, depois por água fria e escorrer bem antes de levar ao freezer.

Fonte: noticiasaominuto