A Ciência Por Trás Da Dieta

Eu não sou médica nem cientista, mas não precisa muita ciência para saber que carboidrato é digerido igual a açúcar e que existe açúcar demais na dieta ocidental.

Minha dieta não é "radical." Estou comendo comida saudável, comida "de verdade¨ que meus ancestrais comeram por milhares de anos.

Radical era como eu comia antes e não é à toa que terminei doente!

Se limpar a minha geladeira de produtos processados me livrou de remédios em apenas um mês, imagine o que fez comigo em um ano!

Eu digo que nunca mais deixo "sujeira" entrar na minha geladeira!

Keto (pronuncia-se quito) não é "dieta", é estilo de vida.

Não importa se você chama isso de dieta Paleo ou de dieta de baixo carboidrato, ou se você prefere seguir uma "dieta de marca" como a Dieta do Dr. Atkins, ou a Dieta Mediterrânea.

O importante é comer de forma saudável, comer comida "de verdade", evitar comida processada com produtos químicos e comer como nossos ancestrais comiam.

Veja a história do Brasil e observe os hábitos alimentares dos brasileiros há 50 anos:

- Se cozinhava com banha de porco, óleo de coco, óleo de dendê, manteiga fresca e creme de leite fresco; - Pouquíssimo açúcar (era luxo!); - Nada de comida processada ou refrigerantes; - Não existiam óleos vegetais, trigo processado nem frutose de milho; - Se formos mais ainda no passado, os índios brasileiros não comiam grãos ou laticínios e até hoje, muitas pessoas com descendência indígena apresentam intolerância a lactose.

Keto nada mais é do que "limpar" a geladeira e a dispensa de tudo que é processado.

Existe uma razão simples para se reduzir o consumo de carboidratos (grãos e amido, principalmente): carboidrato não se encontra facilmente na natureza. Sempre que a natureza oferece carboidratos eles estão acompanhados de fibra (e no caso do mel, você tem que brigar com as abelhas!).

Uma laranja tem açúcar , mas a fibra da laranja faz com que o suco chegue ao fígado mais lentamente e não cause picos de insulina. E o suco de laranja? Suco de laranja não existe na natureza.

Um copo de suco tem o açúcar de muitas laranjas e muitas vezes é equivalente a um copo de refrigerante. Suco não tem nenhuma fibra. O pouquinho de vitamina C que se ganha com o suco de laranja não compensa o excesso de açúcar.

Grãos?

Sim, nossos ancestrais comiam grãos. Mas essa farinha de trigo que encontramos no supermercado hoje não está nada próxima do que se encontraria na natureza. Ela não tem quase nenhuma fibra, quase nenhuma nutrição e quando digerida se transforma quase que completamente em açúcar. Você come, engorda, inflama o corpo e as células do corpo continuam famintas porque estão desnutridas. Assim você sente fome e come novamente.

Se você acha que come pouco açúcar, pense que toda vez que você come algo feito com farinha ou com amido (batata) você esta comendo açúcar. Pão, macarrão, biscoito, bolacha, e salgadinhos são feitos de trigo e trigo vira açúcar quando é digerido. Mesma coisa com o amido da batata. A batata, mesmo salgada, é digerida como se fosse açúcar. Pior, a gordura usada para fabricar esses produtos é da pior qualidade (óleos vegetais).

Como disse, eu não sou médica. Então aqui está um médico para explicar em detalhes e mostrar pesquisas científicas que embasam o que estou fazendo e explicam porque uma dieta de baixo consumo de carboidrato (e alta gordura) faz muito bem para a saúde.